/ PROJETOS ESPECIAIS 2017

// CENTRO CULTURAL VERAS

O centro cultural veras é um projeto interdisciplinar, concebido pelo curador e historiador da arte Josué Mattos. Será inaugurado ao final de 2018, em Florianópolis, e se tornará um espaço singular no Brasil, consagrado ao encontro de ações de arte, educação, yoga e sustentabilidade. O projeto arquitectónico é de autoria de Terra e Tuma – arquitetos associados, com a colaboração de Alvaro Razuk, e sua construção será possível graças ao apoio de artistas de diferentes partes do Brasil e do mundo, que doaram suas obras para fazer com que este projeto se torne uma realização coletiva.

// FUNDAÇÃO MARCOS AMARO

A Fundação Marcos Amaro é uma organização cultural privada sem fins lucrativos. Como missão, tem o intuito de pesquisar e difundir a obra do artista Marcos Amaro, incentivar a produção artística contemporânea, acessibilizar o acervo e produzir conteúdo crítico a fim de investigar e documentar os caminhos da arte. Para isso, viabiliza ações como: programa de exposições, edital anual de apoio a artistas, premiação de destaque para melhor produção criativa, estímulo à pesquisa acadêmica, além da promoção de debates e projetos especiais em espaços públicos.

// TIJUANA

O Tijuana nasceu em 2007 dentro da Galeria Vermelho (São Paulo) com o intuito de promover artistas que se auto publicam e editoras independentes. Hoje funciona em uma banca de jornal onde são distribuídas diferentes editoras brasileiras e internacionais focadas em publicações de artistas, além dos livros de seu próprio selo editorial, Edições Tijuana, fundado em 2010.

Para a PARTE 2017, o Tijuana apresentará os livros de artista lançados mais recentemente pelo selo Edições Tijuana, como Blues de Carmela Gross e Dupla de Lia Chaia junto a uma seleção de títulos de outras editoras brasileiras: Ikrek Edições (São Paulo), plataforma par(ent)esis (Florianópolis), A Bolha Editora (Rio de Janeiro), Dulcineia Catadora (São Paulo), Belleza Infinita (Espanha), La Oficina del Doctor (Colombia) e La Silueta (Colombia).

// STROBO

Formado por curadores de arte, DJs e produtores de música eletrônica, entre outros agentes culturais, Strobo é um núcleo que investiga e promove a relação entre arte contemporânea e festa, com atenção especial para os coletivos independentes que estão transformando a cena noturna brasileira. Entre os objetivos do Strobo, estão a realização de exposições sobre festas, de festas em exposições e, principalmente, de eventos híbridos, que derretam com essas definições. As primeiras ações realizadas pelo coletivo, uma festa experimental e uma mesa de discussão, acontecem na semana da PARTE, incluindo a participação de artistas presentes na feira. Strobo é: Akin Deckard, Dimas Henkes, Fernanda Carlim, Rafael Chaves, Gabriel Andrade, Lucas Pexão, Luisa Dantas e Maurício Kessler.

www.fb.me/stttrobo

// ARTYOU

O Artyou é uma start up brasileira que integra tecnologia e arte. Na PARTE 2017, o Artyou apresentará seu novo app Storyes, que integra Realidade Virtual e interações com museus e galerias no espaço físico. Também mostrará ao púbico o app para Hololens, da Microsoft, que permite que as pessoas vejam uma realidade aumentada a partir de suas próprias obras de arte, criando uma experiência com o objeto de arte totalmente nova. É uma antecipação do que o futuro nos reserva.

www.artyou.global

// PEIXARIA

A instalação PEIXARIA, do artista Eduardo Srur, é um desdobramento de sua obra PINTADO, intervenção urbana realizada este ano no rio Pinheiros. Na PARTE, Srur apresenta “peixes” do resultado de objetos pescados nas águas poluídas do rio Pinheiros que está em frente ao seu ateliê.

// INSTITUTO ADELINA

O Instituto Adelina é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo administrador de empresas e museólogo Fabio Luchetti em 2017. A sede está localizada no bairro de Perdizes, em São Paulo e tem por finalidade promover a cultura por meio de intercâmbios culturais entre artistas e potencializar a arte na educação contribuindo na formação de professores, estudantes, idosos dentre outros, por meio de exposições, oficinas, cursos e palestras.