Programação Cultural 2016

3/11 - QUINTA-FEIRA

13:30 – Conversa entre Lucrécia Palacios e Stela Barbieri.
Mesa realizada pelo Programa Latitude.

Lucrécia Palacios é curadora e coordenadora de Programas Públicos do MALBA - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires
Stela Barbieri é artista plástica, escritora e consultora nas áreas de educação e artes. Conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian, foi curadora educacional da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. É assessora de artes plásticas na Escola Vera Cruz e dirige o Binah Espaço de Artes.


15:00 – Os caminhos da videoarte e outras linguagens e suportes na arte contemporânea.
Mesa realizada pela revista Dasartes.

Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, criadora do Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, e Mediação de Liege Gonzalez Jung, diretora e fundadora da revista Dasartes.


17:00 – Galerias de arte além do cubo branco: modelos inovadores para um mercado em transformação.
Bruna Bailune, diretora da Aura Arte
Juliana Freire, sócia e diretora da Galeria Emma Thomas
Luis Maluf, sócio e diretor da Luis Maluf Art Gallery.

Mediação Mariana Castro, jornalista, diretora de conteúdo F451, e autora do livro “Empreendedorismo Criativo - Como a nova geração de empreendedores brasileiros está revolucionando a forma de pensar conhecimento, criatividade e inovação.”


19:00 – Arte e educação.
Mesa realizada pela revista seLecT

Sofía Olascoaga, cocuradora da 32ª Bienal de São Paulo e curadora acadêmica do Museo Universitario de Arte Contemporáneo do México (MUAC), será entrevistada pela equipe editorial da revista seLecT:
Paula Alzugaray é editora da revista seLecT, crítica de arte e curadora independente. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Marion Strecker, repórter e conselheira editorial da revista seLecT, jornalista e cofundadora do UOL. Trabalhou na Folha de S. Paulo de 1984 a 1996. É formada em Comunicação Social pela PUC-SP.
Luciana Pareja Norbiato é repórter da revista seLecT e pesquisa as relações interdisciplinares entre filosofia, educação e psicanálise. Cursa Licenciatura em Filosofia pela FFLCH-USP.


4/11 - SEXTA-FEIRA

15:00 – 16:30 Mercado & Street Art: quais os caminhos possíveis?
Mesa realizada pelo portal OBeijo

André Diniz é designer, um dos fundadores da Urban Arts
Marcus Vinícius Teixeira (Enivo) é grafiteiro e artista urbano, um dos fundadores da galeria A7MA
Francisco Rosa é artista e pesquisador, curador da Luis Maluf Art Gallery. Tem estreito diálogo com grafite e pichação.
Walter Nomura (Tinho) é grafiteiro e artista urbano, um dos expoentes do diálogo entre rua e circuito de arte tradicional. É formado em Artes Visuais na FAAP.
Djan Ivson Cripta é pichador e videomaker, um dos principais expoentes do pixo no Brasil. Realiza sua primeira individual no Brasil ainda em 2016.
Mediação de Tatiana de Assis, repórter do portal OBeijo


17:00 – Coleções privadas com visão pública.
Sonia Grosso é gestora de coleções, responsável pelo processo de catalogação e comodato da Coleção Roger Wright para a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Rejane Cintrão é coordenadora do Instituto Figueiredo Ferraz. Mestre em História da Arte pela ECA-USP, foi curadora executiva do MAM-SP durante 12 anos e curadora assistente da XXI Bienal de São Paulo.
Marcos Amaro é artista plástico e fundador da Fundação Marcos Amaro e do Centro Independente de Arte Contemporânea CIAC – ITU
Mediação de Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca do Estado de São Paulo, pós-graduado em História da Arte pela FAAP.


19:00 – Arte e Mercado.
Mesa Realizada pela FGV Projetos

Silvia Finguerut é Coordenadora de Projetos da FGV Projetos, arquiteta especialista em Restauro de Monumentos pela Universidade de Roma, coautora do livro Arte e Mercado no Brasil.
Fernando Blumenschein é economista, mestre pela FEA-USP e doutor em Economia pela Cornell University. Coordenador de Projetos na FGV Projetos e coautor do livro Arte e Mercado no Brasil.

Mediação de Manuela Fantinato é formada em História, mestre em Literatura e doutoranda em História Social da Cultura pela PUC-Rio. É Coordenadora de Conteúdo da FGV Projetos, coautora do livro Arte e Mercado no Brasil.
Após a mesa, será realizada sessão de autógrafos do livro Arte e Mercado no Brasil, lançado recentemente pela FGV Projetos.


Programação Infantil 2016

2/11 a 6/11

Horário de Abertura ao Público – Caça ao tesouro através das obras expostas na PARTE.
Indicação: 4 a 12 anos.


5/11 – SÁBADO

11:00 às 19:00 - Oficinas mão na massa para jovens e crianças, realizadas pelo Mundo Maker.
As atividades exploram habilidades como criatividade, resiliência, aprendizado através do erro, cooperação, respeito, planejamento e pensamento crítico de uma forma inteligente, inovadora, divertida e educativa em que o participante é o protagonista do seu processo de criação e aprendizagem.
Indicação: a partir de 7 anos


6/11 – DOMINGO

11:00 às 19:00 - Atividades inspiradas em artistas brasileiros.
Indicação: a partir de 4 anos.